segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Queima Controlada Realizada: Foi um Sucesso!

Conforme programado, no dia 29/09/2011, foi realizada a queima controlada na área de 4 hectares de floresta situada na EMBRAPA – AC.

Área preparada para a queima.

Vôo de reconhecimento - área antes da queima.


Após meses de preparação e apoio de vários profissionais, foi possível que todo o processo ocorresse da forma prevista.


É imprescindível deixar aqui os agradecimentos ao Instituto de Mudanças Climáticas do Acre – IMC; Instituto do Meio Ambiente do Acre – IMAC; Ministério Público Federal – MPF; e, Corpo de Bombeiros do Acre, que ajudaram no processo de liberação da área para a pesquisa.




Agradecer também aos Meios de Comunicação local, que permitiram a divulgação do projeto e compreensão da sociedade da importância do trabalho que está sendo realizado no Estado.
 




Ao Governo do Estado através do Centro Integrado de Operações Aéreas que disponibilizou o helicóptero Esquilo, modelo AS50, e também, ao Comandante Major Albuquerque, Co-Piloto Tenente Samir e Tripulante operacional Sargento Fábio, que permitiu a coleta de dados de Radiação do fogo durante 2 horas de vôo.


Helicóptero Esquilo modelo AS50 cedido pelo Governo do Estado.



Além dos agradecimentos aos funcionários da EMBRAPA, que colaboraram durante todo o processo para que a pesquisa fosse um sucesso.

 
Reunião antes da queima.

Últimas orientações antes da queima.

Pesquisadores.


A queima foi iniciada às 14h15min, horário local e teve evolução rápida, possibilitando a coleta de dados por todos os pesquisadores presentes. Devido à cuidados tomados antes da queima, não foi preciso nenhuma intervenção, já que o fogo se manteve sob controle durante todo o período.

 

Início da queima.


Emissão de partículas durante a queima.








Torre de 17 metros que permitiu a coleta de material particulado e verificar a emissão de gases durante o fogo.


Os pesquisadores, satisfeitos com os dados e amostras coletadas, embarcaram de volta à suas respectivas instituições entre os dias 01 e 03 de outubro, objetivando a análise mais detalhada em seus laboratórios.

 
Dados postados por Verusca Soares de Souza
Secretária do Projeto em Rio Branco - AC

Nenhum comentário:

Postar um comentário